MELHORES PROGRAMAS DA TV CULTURA

Os melhores programas da TV Cultura, que você não viu porque estava assistindo Malhação, Zorra Total, Faustão, Gugu, Sob nova direção, Xuxa etc.

11 - VITRINE - Desde de 1990 no ar, o programa sempre foi ganhando a cara de seus apresentadores (por sinal uma turma de peso, como Renata Ceribeli, Marcelo Tas e Maria Cristina Poli). Hoje o programa é comandado pela exVJ da MTV, Sabrina Parlatore acompanhada de Rodrigo Rodrigues. Sempre falando da mídia, com uma linguagem versátil e informativa, o programa se mantém sempre atual. Leia mais. Domingo às 20h

10 - BEM BRASIL- No ar há 16 anos, mostrando sempre um bom show, oferecidos de graça, com espaço para todos os ritmos. Próximo sábado(03/11) tem Pitty. Sábado às 17h30

9 - PROVOCAÇÕES - "O que queremos com este programa? Lembrar às pessoas que existem na vida outros, diversos outros, espaços e cenários possíveis." Comandado por Antonio Abujamrra, esse programa de entrevista se destaca pela inteligência e pela originalidade (a única parte falsa, como diz o apresentador, é o abraço no entrevistado). Por sinal, o entrevistador não se preocupa em agradar quem está do outro lado. Sarcasmo, literatura e quebra aos padrões. Domingo às 23h

8 - ZOOM - Passou por uma ótima fase com exibições de excelentes curtas metragens. Perdeu um pouco o nível, mas continua como boa opção para um cinema independente. Sábado às 00h10.

7- PÉ NA RUA- Programa juvenil que dá super dicas de literatura, teatro, apresentações e discute o mundo adolescente com uma boa apresentação do João Victor e da Gabriela. Seg a Sext 12h30 e reapresentação às 19h20. E uma edição especial aos sábados às 16h45.

6 - CASTELO RA-TIM-BUM- Programa infantil que marcou época na TV Brasileira.


5 - METRÓPOLIS - A revista eletrônica da Cultura, no ar desde 88, que se diferencia porque além de mostrar tudo do meio das artes e espetáculos, mostra muito mais do mundo alternativo também. O programa hoje tem apresentação de Cunha Jr. e Cuca Lazzarotto . Terça-feira, às 19h30

4 - TURMA DA CULTURA- "O programa que não tratava o adolescente como imbecil". Liderados por Fabiano Augusto (ele mesmo, das casas bahia) um grupo de adolescentes, usando uma interatividade imensa, discutia de tudo para fazer o adolescente pensar sozinho e exprimir opiniões (sem receitas prontas). Infelizmente, saiu do ar. Leia mais.

3 - RODA-VIVA - Programa de entrevista sério, em que o convidado enfrenta uma sabatina de especialistas convidados de acordo com o tema. A transparência e o alto nível das questões discutidas são o ponto forte. Toda segunda às 22h40h

2- INTERVALO - Programa da televisão brasileira dedicado à propaganda, Intervalo mostrava comerciais que marcaram época e também os bastidores da produção, desde a realização do filme até a criação da trilha sonora, sempre com a preocupação didática para o espectador leigo. É o grande responsável por todo meu apreço por propagandas e, por tabela, pela existência desse blog.

1- CONFISSÕES DE ADOLESCENTE - Uma série criada em 1994 baseada em peça de teatro homônima, escrita pela excelente atriz Maria Mariana a partir dos seus diários. Primeiro trabalho de Debora Secco que interpretou a Carol antes de ir para a Globo, quando foi substituida pela Camila Caputti. No elenco da série, sempre de primeira, tivemos além de Debora e Maria Mariana (Diana) a Georgiana Goes(Bárbara) a Danielle Valente (Natália), sem falar no Luiz Gustavo, o paizão das meninas, e na direção de Daniel Filho (muitos atores de renome, por boa vontade, faziam participações especiais).

Primeira série de TV filmada em 16mm, a produção independente fez grande sucesso aqui e no exterior (foi indicada a um Emmy Award), mostrando verdadeiramente a alma adolescente, através das histórias conflituosas vividas por cada garota.
"O sucesso de Confissões de Adolescente é compreensivo, quando nos deparamos com roteiros tão primorosos cheios de lições de vida sem caretice, uma narrativa ágil, uma marcante fotografia, interpretações e direção de peso".(Leia mais, mas leia mesmo). A série está sendo reapresentada todo sábado às 16h.

Não dá para não citar Glub-Glub, Vila Sésamo, X-Tudo, Mundo de Beakman, Cocoricó (puxa, puxa que puxa!)...Ahhh, há muitos. É bom você começar a mudar de canal.

Site da TV Cultura