GUILHERMINO, O COPO DESCARTÁVEL.

AGRURAS DE UM ESTAGIÁRIO DE PUBLICIDADE II

Depois do incidente do canudo e do meteórico sucesso do "Marvado", Guilhermino começou a ser visto de uma forma diferente dentro da agência de publicidade. Nosso estagiário percebeu que estava ouvindo muito mais "por favor" e "obrigado" nas ordens que recebia e após sua conclusão. Era como se todos estivessem pedindo desculpas a ele pelo acontecido.
De fato, os publicitários estavam tratando-o de forma diferente. Vez por outra, inclusive, um ou outro pedia uma opinião a respeito de algum trabalho. Os tradicionais "Corrija esste texto" vinham agora acompanhado também de um "e se tiver alguma idéia, escreve embaixo".
Guilhermino tentava aproveitar as oportunidades e nem se importava de não receber os méritos por alguma peça.

Quem rapidamente percebeu a capacidade criativa do jovem e um maior talento para inovações foi André Furtado, que apesar do nome e do orgulho, não roubava idéias dos outros e não tinha um caráter tão ruim quanto o "Marvado".
Sempre que André tinha um trabalho de mídia externa, de guerrilha, ele chamava discretamente Guilhermino à sua sala para pensarem juntos em alguma coisa. Após emplacar duas grandes idéias, uma em uma escada rolante, outra em uma sala de cinema, o jovem estagiário já era chamado pelos familiares e vizinhos de "Sr. Guerrilha". Até ganhara uma camisa do exército de suas maravilhosas tias que sempre o incetivavam a seguir em frente na profissão.
Os louvores de "Mário Bros", contudo, quem os ouvia era o Furtado.
O Sr. Guerrilha não se incomodava, só pensava em estar com as armas prontas para a próxima batalha.
E logo ele foi convocado. Entrou sorrateiramente na sala do André, como sempre, e foi surpreendido com muitas reclamações:"Propraganda sobre o aquecimento global! Que merda! Estou pouco me lixando pro aquecimento global...Eu tenho meu ar-condicionado...".  André parou quando percebeu a presença do estagiário. Apesar de não comentar nada, Guilhermino ficou bastante perplexo, pois ele ainda estava na fase romântica da profissão e acreditava no engajamento do profissional com a idéia que ele iria propagar. Pensou inclusive em deixar a sala, mas nosso jovem não fugiu da luta.
Fazer uma propaganda de guerrilha sobre o tema realmente não era fácil."Vamos usar alguma coisa que solte ar quente ou poluente". André percebeu nas palavras de Guilhermino a possibilidade de uma ótima peça. Rapidamente Furtado ligou para o Matias e solicitou sua presença. Surpreendentemente, O sr Guerrilha foi dispensado com a chegada do Matias: excesso de contingente.

Sem entender direito, nosso jovem voltou a seus afazeres tradicionais. Aproveitou também para estudar para a prova da faculdade que faria no final do dia.
Chegado o fim do expediente, o estagiário se encaminhava para sair da agência quando percebeu a luz da sala do André ainda acesa. Com medo de levar bronca no outro dia, pois essa era também uma de suas funções irrelevantes, foi apagá-la.
"Graças a Deus, você ainda está aqui!"- Exclamou André. "Precisamos terminar aquela NOSSA idéia do aquecimento global". Matias ao lado assentia com a cabeça. Guilhermino hesita, pensa na sua prova. Porém, ele fica. "Tudo em nome da empresa".
Guilhermino explica que as idéias dos dois em usar um secador de cabelos ou aspirador de pó (aff) não atingiriam um público muito grande. "Precisamos de algo que todos tenham que parar pra ler, e que todos usem. Algo como...como....secador de mãos de um banheiro público. Relaciona a água indo embora com o aumento da temperatura." Bingo! Nascia ali uma grande idéia.
O estagiário se empolga: "Que tal se....."
"Que tal se você for alí comprar um sanduíche pra gente!" - Interrompe o André, deispensando-o.
Nem uma granada explodiria tanto as emoções do Sr. Guerrilha.
Ele saiu da sala muito, muito chateado. Se sentiu usado, uma maçaneta, um copo descartável, um namorado da Luana Piovanni.

Dois dias depois da publicação do anúncio, o Sr. Mario Brós reúne todos da agência e pergunta do meio da sala principal, quem tinha tido aquela brilhante idéia.
Nesse momento, Guilhermino sentiu uma vontade imensa de gritar "Fui eu! Fui eu!" e receber ele todos os elogios... Mas manteve-se calado. André levanta a mão. Mario Bros volta-se para ele e solta, em bom tom, uma série de impropérios. Imbecil foi o único "elogio" que posso relatar aqui....
O site do cliente saiu errado. O correto seria www.amigosdaterra.org.br, e não ".com.br".
Ainda bem que Guilhermino havia se rendido a lição de conter sua vontade de falar e esperar o momento apropriado.

Apesar de mal executada, a idéia foi tão boa, tão boa, que rapidamente foi imitada em todo o mundo.




---------------
Compartilhe:ueba